Brasil – será tudo favelas, polícia e armas?

De Rachael Jones

Antes de ir ao Brasil em dezembro, a minha amiga brasileira falava sobre os perigos do seu país, a possibilidade de se ser assaltado e a história de como a sua avó foi raptada. Os seus avisos e a má reputação do Brasil nos media (como por exemplo, o seu presidente radical e os índices de criminalidade do país) deixaram me um pouco inquieta em relação à minha viagem ao Brasil. 

No entanto, visitei na mesma este país pela experiência e uma vez que queria descobrir a verdade sobre o misterioso Brasil, de forma autêntica.

Primeiro, é necessário referir que apenas visitei o Sul de Brasil então não sei se a minha experiência seja a mais completa, mas decerto que oferece uma perspetiva diferente e interessante sobre este monstro sul-americano. Vou falar sobre as duas cidades que visitei: Curitiba, onde mora a família da minha amiga brasileira e Florianópolis, onde fui visitar um amigo que lá estudava.

– Curitiba (a capital do Paraná).

A group of palm trees next to a tree

Description automatically generated

A cup of coffee on a table

Description automatically generated

A view of a city

Description automatically generated

Ao chegar ao aeroporto de Curitiba (depois de 12 horas de viagem de camioneta e um voo de uma hora e meia) os avós da minha amiga que se apresentaram de uma forma requintada e os seus dois Range Rovers pretos eram a última coisa que esperava. Sendo membros da “alta sociedade brasileira”, os seus avós falavam sobre a beleza da cidade durante a viagem nas ruas imaculadas (em comparação de Montevideu onde estive anteriormente). Em casa da minha amiga, que estava decorada para o natal, almoçamos feijão, arroz, salada, carne e depois tomámos um cafezinho, curto e preto. 

Para além da minha experiência pessoal de Curitiba e a sorte que tive para viajar com a minha amiga, esta é uma cidade moderna e inovadora e é conhecida mundialmente como “a cidade verde” pela sua infraestrutura sustentável e o seu foco no meio ambiente. Cheio de pinheiros-do-paraná por toda a cidade, esta oferece muitas coisas para ver como por exemplo: o Museu de Oscar Niemeyer, o jardim botânico e a Universidade Federal no meio da cidade. Nos domingos, existe a feira do Largo da Ordem que acontece no centro histórico e é a oportunidade perfeita para provar o caldo de cana e as outras comidas típicas do Brasil como os deliciosos pastéis da Feira. 

Apesar de a atmosfera progressiva da cidade, tenho que mencionar a enorme presença da polícia. Um dia havia uma manifestação da comunidade LGBTQ+ na rua e nesta mesma tarde vimos mais que 70 polícias, normalmente em grupos de 10 com armas na mão. O carro da polícia com as suas armas fora das janelas, conduzindo a cidade numa maneira intimidante, trouxe a realidade mais negativa do estado presidencial do Brasil. Neste momento tive muito medo devido à excessiva presença da polícia.

– Florianópolis (a capital catarinense)

A person standing in front of a fruit

Description automatically generated

A group of people on a rocky beach

Description automatically generated

Florianópolis (ou Floripa) é uma ilha na costa leste do Brasil e é conhecida principalmente pelo surf e as suas praias maravilhosas. Eu e as minhas amigas ficamos hospedadas num hostel que se chama Selina (têm vários na América do Sul) com uma piscina olímpica, uma habitação privada e um pequeno almoço de pão de queijo, frutas e café ilimitado. A verdade é que não tive uma experiência muito autêntica neste lugar devido ao meu estilo de vida de turista, mas adorei a ilha e tudo que ofereceu. Depois de 4 meses a estudar no Uruguai, a semana a descansar no sol com as minhas amigas e a disfrutar a paisagem lindíssima de Floripa foi exatamente o descanso que precisava. 

Apesar das minhas preocupações relativamente ao país, eu tive a melhor experiência em Curitiba e Florianópolis e acho que agora tenho uma ideia mais realista sobre o país. Se tiver a oportunidade de fazer outra viagem ao Brasil, irei sem hesitação!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s