É possível achar um paraíso tropical…na Europa?

Descubra esta ilha muito subestimada no Oceano Atlântico!

Todo o mundo conhece as Ilhas Canárias que constituem uma parte da Espanha, mas um pouco a norte daquelas ilhas há a Ilha da Madeira, que é uma região autônoma de Portugal muito pouco conhecida. Ela foi ‘descoberta’ e reivindicada pelo Navegador Infante Henrique em 1419, e é talvez conhecida pelo vinho fortificado, mas há tantas outras coisas a encontrar.

Quando chegares à Ilha da Madeira, poderás ver imediatamente a paisagem maravilhosa: a Ilha fica localizada no topo de um antigo vulcão e tem um clima subtropical que favorece as temperaturas amenas durante o ano inteiro. No centro da ilha, onde está o seu ponto mais alto, é possível ver a neve no inverno, enquanto durante o verão em Funchal, a capital, estará mais quente. Além disso, há fluxos de lava endurecidos e muitas falésias impressionantes.

O que fazer na ilha? Para descansar, há muitas praias no lado sul, mas também há piscinas naturais numas grandes rochas ao norte que propiciam as vistas magníficas, rodeadas pelo verde da natureza. Se quiseres aproveitar os miradouros mais impressionantes, podes fazer as caminhadas nas montanhas no centro da ilha e subir o Pico Ruivo (1862 m) para chegar ao miradouro com uma visão de 360 graus da ilha.

Depois de todo o exercício é necessário comer as especialidades da ilha: é claro, muitos pratos incluem bacalhau e outros peixes, mas há também a espetada madeirense e o bolo de caco que tem origem na ilha e é preparado com farinha de trigo e batata doce assada.

Se, como eu, quiseres visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas não tens dinheiro suficiente, a Ilha da Madeira tem uma estátua, o Cristo Rei, que é semelhante ao Cristo Redentor em Rio de Janeiro (apesar de ter menos de metade da sua altura). A combinação da natureza, a cor do mar e o litoral deslumbrante faz-me pensar no Brasil, ou ao menos demonstra que a Ilha da Madeira é uma parte da Europa única e completamente alheia ao Portugal.

Cameron Smith

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s